Atualmente, o único veículo de série acionado pelo motor VW boxer, com quatro cilindros opostos dois a dois, refrigerado a ar remanescente no mundo é a "Kombi" (Tipo 2), que ainda está em produção no Brasil. Este motor será substituído dentro em breve por um motor refrigerado à água terminando assim a era do imortal motor esboçado pelo professor Ferdinand Porsche em 1935.
ESTE É O ÚLTIMO ELO DA BEM SUCEDIDA CORRENTE DE SUCESSOS ESTABELECIDO POR PORSCHE HÁ MUITOS ANOS ATRÁS.
Sem dúvida alguma podemos afirmar que este motor foi um elemento de suma importância para toda a humanidade, sejam ou não amantes da marca VW. Ocorre que, praticamente, não há quem não andou num veículo equipado com este motor, que, além do mais, foi produzido em uma grande quantidade de países e empregado em quase todas as regiões da terra, incluindo as mais inóspitas, como é o caso do Pólo Sul, na Antártida onde um Fusca prestou valiosos serviços.
Por este motivo contato foi feito com a VW do Brasil assinalando a importância da parada de fabricação do motor VW boxer refrigerado a ar e da propriedade de uma comemoração correspondente.
Estamos esperançosos que nossos chamamentos sejam favoravelmente acolhidos, mas até o momento não recebemos nenhuma resposta oficial da VW do Brasil e. ao que tudo indica, a data fatal está se aproximando. Até o presente momento ninguém sabe ao certo se o epílogo da era iniciada pelo Professor Porsche será condignamente comemorado ou se assistiremos a um final silencioso e indiferente.
Qual é a sua opinião sobre esta situação?
Se você acha que este evento é importante, da mesma maneira que nós achamos, então entre em contato com a VW do Brasil e envie uma mensagem ressaltando a significativa importância que o motor boxer projetado pelo Professor Ferdinand Porsche ocupa na história mundial do automóvel e na maciça motorização popular. Este chamamento é dirigido igualmente a todos os proprietários de Fuscas, Kombis, Karman-Ghias, Variants, TL's, Motos Amazonas e demais veículos que tem a mecânica VW. Este motor aciona inclusive aviões, como foi o caso do avião de Mira Slowak, que acionado por um motor VW boxer 1200 de série atravessou o atlântico, voando de Nova Iorque a Londres em 175 horas, 42 minutos e 11 segundos - com 9 paradas para abastecimento!
Este reconhecimento às idéias que se referem ao Professor Porsche contribuirá para demonstrar que existem muitas pessoas interessadas neste marco fundamental da história automotiva mundial.
Seguramente o caminho mais correto para expressar a sua opinião é o departamento de imprensa da VW do Brasil cujo endereço pode ser obtido na Internet, por exemplo, na página do Site Automotivebusiness relativa às Assessorias de Imprensa das Montadoras - basta localizar a Volkswagen no link abaixo:
http://www.automotivebusiness.com.br/imprensa%20montadoras.htm
QUOTE
VOLKSWAGEN
Diretora de Assuntos Corporativos e Imprensa
Júnia Sá
Imprensa Corporativa
Flávio Chantre
Tel. 11 4347-5055/5056/5057
flavio.chantre@volkswagen.com.br
UNQUOTE
Torna-se necessária uma urgente ação coletiva de todos aqueles que valorizam a herança do fiel motor boxer da Volkswagen. Bastam algumas palavras suas para fazer valer a sua opinião. É tempo de evitar que novamente surja uma manifestação da fábrica dizendo: "Às vezes o avanço tecnológico de uma empresa não está no que ela faz. Mas no que deixa de fazer" - como foi o caso em 1986 na primeira saída do Fusca. O caminho para o progresso não tem que ser feito fazendo uma desfeita com o passado.
Que tal você divulgar este movimento a todos os aficionados Volkswagen que tenham algum vínculo com o motor do Professor Porsche, de maneira a convidá-los de maneira entusiástica a também escrever para a VW do Brasil reivindicando a realização de um merecido tributo homenageando e dizendo um sentido adeus a esta emblemática peça da engenharia automotiva mundial?
Alexander Gromow
info@fuscabrasil.com
|