A produção em série do motor VW Boxer refrigerado a ar foi definitivamente interrompida no fim de dezembro 2005. Esta parte da história automotiva terminou silenciosamente no que se refere à linha de montagem. Por outro lado, nós podemos dizer que o movimento perante a Volkswagen de Brasil, iniciado em outubro 2004, foi bem sucedido considerando se o lançamento da "KOMBI Série Prata". um veículo especial feito para comemorar o motor refrigerado a ar.

O que você pode ver abaixo era parte do esforço feito a fim chamar a atenção dos amantes do motor do VW Boxer do mundo sobre o fim da fabricação deste propulsor que estava se aproximando. Este material permanece aqui como um testemunho desta campanha. Muitas cartas foram escritas para a Volkswagen de Brasil de todas as partes do mundo, mas nós não temos notícia que alguma delas tenha sido respondida... Mas o esforço foi válido e todos que participaram merecem uma homenagem especial por terem perseverado.

Esta parte da história automotiva terminou silenciosamente, mas todos aqueles que souberam o que estava acontecendo puderam participar deste evento e puderam avaliar o seu significado para o futuro da História da Volkswagen. A era dourada da História de Volkswagen acabou. O lançamento do New Beetle não recuperou os bons tempos antigos. O grupo de Volkswagen (VAG) não aprendeu como estimar e valorizar os milhões de admiradores da marca - e agora, caso a Volkswagen não acorde urgentemente, este fantástico recurso humano será perdido para sempre!

Particularmente eu agradeço a todos que de alguma maneira participaram deste esforço.

Alexander Gromow
14/01/2006


clique aqui para baixar a matéria do Globo Matéria do grande jornalista automotivo e grande amigo Jason Curvello Vogel no caderno Carro etc. do Jornal GLOBO de 14/12/2005 com o título:
‘Auf Wiedersehen’, companheiro - subtítulo: Dia 23, será feito o último VW refrigerado a ar. É o adeus do motor mais popular do mundo.
Matéria em duas páginas em PDF com 550 KB. Um documento histórico que enriquece esta página.
clique aqui para baixar a matéria do Globo Matéria do grande jornalista automotivo e grande amigo Jason Curvello Vogel no caderno Carro etc. do Jornal GLOBO de 14/12/2005 com o título:
Vida que segue - subtitulo: Kombi refrigerada a água é mais econômica, silenciosa e rápida — sem aumento de preço.
Matéria em uma página em PDF com 250 KB. Um documento histórico que enriquece esta página, contando sobre a transição de motor a ar para refrigerado a água na Kombi. Também fala sobre a Kombi série Prata.


A ERA DO VELHO E FIEL MOTOR PROJETADO PELO PROFESSOR FERDINAND PORSCHE ESTÁ PRESTES A CHEGAR SILENCIOSAMENTE A UM FINAL. NÓS NÃO DEVEMOS PERMITIR QUE ISTO ACONTEÇA SEM UM TRIBUTO RESPEITOSO E SIGNIFICATIVO DE TODOS OS AMANTES VOLKSWAGEN DO MUNDO INTEIRO!


Atualmente, o único veículo de série acionado pelo motor VW boxer, com quatro cilindros opostos dois a dois, refrigerado a ar remanescente no mundo é a "Kombi" (Tipo 2), que ainda está em produção no Brasil. Este motor será substituído dentro em breve por um motor refrigerado à água terminando assim a era do imortal motor esboçado pelo professor Ferdinand Porsche em 1935.

ESTE É O ÚLTIMO ELO DA BEM SUCEDIDA CORRENTE DE SUCESSOS ESTABELECIDO POR PORSCHE HÁ MUITOS ANOS ATRÁS.

Sem dúvida alguma podemos afirmar que este motor foi um elemento de suma importância para toda a humanidade, sejam ou não amantes da marca VW. Ocorre que, praticamente, não há quem não andou num veículo equipado com este motor, que, além do mais, foi produzido em uma grande quantidade de países e empregado em quase todas as regiões da terra, incluindo as mais inóspitas, como é o caso do Pólo Sul, na Antártida onde um Fusca prestou valiosos serviços.

Por este motivo contato foi feito com a VW do Brasil assinalando a importância da parada de fabricação do motor VW boxer refrigerado a ar e da propriedade de uma comemoração correspondente.
Estamos esperançosos que nossos chamamentos sejam favoravelmente acolhidos, mas até o momento não recebemos nenhuma resposta oficial da VW do Brasil e. ao que tudo indica, a data fatal está se aproximando. Até o presente momento ninguém sabe ao certo se o epílogo da era iniciada pelo Professor Porsche será condignamente comemorado ou se assistiremos a um final silencioso e indiferente.

Qual é a sua opinião sobre esta situação?
Se você acha que este evento é importante, da mesma maneira que nós achamos, então entre em contato com a VW do Brasil e envie uma mensagem ressaltando a significativa importância que o motor boxer projetado pelo Professor Ferdinand Porsche ocupa na história mundial do automóvel e na maciça motorização popular. Este chamamento é dirigido igualmente a todos os proprietários de Fuscas, Kombis, Karman-Ghias, Variants, TL's, Motos Amazonas e demais veículos que tem a mecânica VW. Este motor aciona inclusive aviões, como foi o caso do avião de Mira Slowak, que acionado por um motor VW boxer 1200 de série atravessou o atlântico, voando de Nova Iorque a Londres em 175 horas, 42 minutos e 11 segundos - com 9 paradas para abastecimento!

Este reconhecimento às idéias que se referem ao Professor Porsche contribuirá para demonstrar que existem muitas pessoas interessadas neste marco fundamental da história automotiva mundial.

Seguramente o caminho mais correto para expressar a sua opinião é o departamento de imprensa da VW do Brasil cujo endereço pode ser obtido na Internet, por exemplo, na página do Site Automotivebusiness relativa às Assessorias de Imprensa das Montadoras - basta localizar a Volkswagen no link abaixo: http://www.automotivebusiness.com.br/imprensa%20montadoras.htm

QUOTE

VOLKSWAGEN
Diretora de Assuntos Corporativos e Imprensa
Júnia Sá
Imprensa Corporativa
Flávio Chantre
Tel. 11 4347-5055/5056/5057
flavio.chantre@volkswagen.com.br

UNQUOTE

Torna-se necessária uma urgente ação coletiva de todos aqueles que valorizam a herança do fiel motor boxer da Volkswagen. Bastam algumas palavras suas para fazer valer a sua opinião. É tempo de evitar que novamente surja uma manifestação da fábrica dizendo: "Às vezes o avanço tecnológico de uma empresa não está no que ela faz. Mas no que deixa de fazer" - como foi o caso em 1986 na primeira saída do Fusca. O caminho para o progresso não tem que ser feito fazendo uma desfeita com o passado.

Que tal você divulgar este movimento a todos os aficionados Volkswagen que tenham algum vínculo com o motor do Professor Porsche, de maneira a convidá-los de maneira entusiástica a também escrever para a VW do Brasil reivindicando a realização de um merecido tributo homenageando e dizendo um sentido adeus a esta emblemática peça da engenharia automotiva mundial?


Alexander Gromow
info@fuscabrasil.com

Clique para PORTUGÊS Click for ENGISH Click per ITALIANO Haga click para ESPAÑOL Click par FRANCAIS Anlicken für DEUTSCH
POST YOUR MESSAGE
GO TO HOME PAGE  GO TO VW BOXER MOTOR FACTS
Started on 25JUN2005